A língua Inglesa é, neste momento, a grande língua de comunicação e de contacto entre povos. Com alunos tão jovens, é importante que a língua seja apresentada de uma
forma muito apelativa e motivante. Nesta fase, o grande objectivo é tornar as crianças sensíveis à existência de outras formas e estar na vida, outras linguagens ou formas de
comunicação.
A iniciação à Língua Estrangeira deverá ser efetuada de uma forma suave e divertida, num contexto dinâmico de circulação de conhecimentos. Deverão ser
realçados os aspectos comunicativos, a expressão e compreensão oral, assim como tudo o que possa transmitir valores culturais. A gramática da língua deverá ser transmitida aos alunos de forma implícita.
Os grandes aliados dos professores são os materiais pedagógicos: São eles a ponte para o conhecimento por serem grandes fontes de motivação e por permitirem ‘ver mais além’. A imaginação toma também um papel muito importante no processo de ensinar/aprender: é ela quem decide o passo seguinte. Muitas vezes são os próprios alunos que decidem o que fazer/aprender a seguir.
Objectivos gerais
- tornar-se sensível aos aspectos estéticos da língua inglesa;
- refletir sobre a sua própria realidade sociocultural através do confronto com aspectos da cultura e da civilização de outros povos (nomeadamente os de expressão inglesa);
- tomar consciência da sua individualidade, através da integração na família, no grupo de amigos, na escola;
- desenvolver atitudes de sociabilidade, de tolerância e de cooperação;
- desenvolver hábitos de responsabilidade e de autonomia.
Tipologia das actividades:
Estas propostas servem como ponto de partida para uma série infindável de actividades possíveis:
Jogos – Em qualquer idade, ajudam na prática, repetição e reforço de vocabulário e estruturas linguísticas, recorrendo à motivação. Permitem também o uso da língua na sua real função;
Canções, rimas e poemas (ouvir e produzir) – Através da sua perspectiva cultural, permitem que as crianças desenvolvam o controle da pronúncia e entoação;
Histórias – Recorrendo a bons materiais de apoio pedagógico e bastante imaginação, tem sido uma das actividades que as crianças mais apreciam;
Tarefas práticas – Pintar, desenhar, realizar exercícios propostos no manual, ler pequenos textos ou acompanhar a leitura feita por um colega ou pela professora.
Sobre a professora:
Tendo como formação de base o curso de professores do ensino básico, variante de Português e Inglês, concluído em 2007, iniciou o seu percurso profissional nas
atividades de enriquecimento curricular em escolas da rede pública.
O seu percurso tem passado por escolas do ensino público e privado, lecionando turmas do jardim de infância, pré-escolar (Inglês), primeiro e segundo ciclo (Português e
Inglês).
Sentindo-se vocacionada para trabalhar com os alunos mais pequenos, aprofundou os seus conhecimentos de base com o curso de complemento de formação
em Inglês do primeiro ciclo em 2015.
Atualmente é professora de inglês no primeiro ciclo no ensino público e também no Colégio Um Dó Li Tá, onde leciona as turmas do Pré-Escolar e primeiro ciclo.
Ana Oliveira
E-mail: proflpli@gmail.com